Propriedade Intelectual
Em  Por

a vida é sobre a jornada

breve relato sobre a minha caminhada até aqui

a vida é sobre a jornada

como tudo começou

tudo começou há mais de uma década, quando eu decidi fazer faculdade de Direito por questões pessoais e familiares, na época eu queria me sentir capaz de cuidar de mim e do meu irmão (legalmente falando) e foi isso que me guiou durante essa jornada.

No segundo ano da faculdade, aceitei uma proposta para fazer estágio voluntário no Ministério Público, especificamente na Promotoria da Infância e Juventude (setor cível) e ali foi minha morada até o final do curso.

Tive a oportunidade de conhecer diferentes realidades, me aproximei e entendi com mais profundidade muitas das questões que eu nem imaginava que existiam (& por “coincidência” vi que existem muitas pessoas que precisam de auxílio e precisam ser ouvidas).

Por muito tempo eu quis ser funcionária pública, ter estabilidade financeira – afinal, quando se é funcionário público você ganha o mesmo valor todos os meses e não lida com a incerteza de como vai pagar suas contas no dia seguinte.

sonhos de uma recém-formada

essa foto foi tirada no dia da minha colação

Terminei a faculdade determinada a estudar para concurso, cheguei até a me inscrever num curso preparatório para o Ministério Público e, pouco tempo depois, vi que não queria aquilo pra minha vida.

A questão não é que eu não queria estudar, é que depois que você se forma, o mundo jurídico muda de cor (já que você deixa de ser estagiário) e precisa dar um jeito de criar oportunidades para iniciar sua carreira.

encarando a realidade pós faculdade

Senti que o conhecimento que adquiri durante 05 anos de faculdade não tinha utilidade pra mim, porque eu simplesmente não me identificava com aquela realidade e nem queria fazer parte dela. vivi uma crise existencial.

Me deparei com uma realidade muito dura e elitista, onde advogados mais experientes monopolizam os mercados e não dão oportunidade para quem está iniciando e, quando dão, as condições são absurdas (já vi anúncio de vagas em escritórios em que o advogado receberia 1 salário mínimo por mês – trabalhando 9h por dia – sendo que muitas vezes é BEM MAIS do que isso) e isso me levou a questionar ainda mais as minhas escolhas.

Via minhas amigas felizes, estudando, trabalhando e vivendo coisas diferentes e eu sentia vergonha por simplesmente não me encaixar e não estar trabalhando na área.

uma nova direção

Mergulhei no universo do autoconhecimento e fui me conhecendo de um jeito que me transformou de dentro pra fora. afinal, não é porque eu não me encaixava no “padrão advogada” que eu não tinha nenhuma outra qualidade e ter essa percepção foi a virada de chave que mudou minhas perspectivas.

Confesso que nesse meio tempo cogitei dar aulas de yoga, aulas de inglês, criar cosméticos naturais e estudar psicologia, e até iniciei uma pós em direito contratual e outra em direito internacional e acabei trancando as duas no primeiro semestre, eu nem fazia ideia do que o universo estava preparando pra mim.

Em 2018 participei de uma vivência de autoconhecimento que me transformou e me ajudou a olhar pro mundo de maneira diferente e saí dessa experiência determinada a me reinventar. 

Chegando em casa, comecei a procurar emprego – enviei currículo para ser caixa de farmácia, secretária de consultório médico, vendedora de imobiliária, garçonete do outback e cada dia que passava eu me sentia mais frustrada por não ser chamada para nenhuma entrevista. será que tinha algo de errado comigo?

as oportunidades começaram a surgir

Foi me abrindo para experienciar coisas diferentes, que uma pessoa me chamou para trabalhar temporariamente no escritório dela (e nem era como advogada, era pra implementar um software) e foi ali que tive meu primeiro contato com o mundo da propriedade intelectual. pouco tempo depois iniciei uma pós-graduação em Propriedade Intelectual e me inscrevi em vários cursos na área (eu AMO estudar, principalmente quando eu gosto do tema hehe).

Me apaixonei pela área e continuei trabalhando ali por mais algum tempo, só que eu não me sentia preenchida, sabe aquela sensação de que tá faltando alguma coisa?

Eu me sentia assim – não por causa do trabalho em si, mas porque eu ainda não me sentia “livre” para atuar do meu jeito e, por isso, saí do escritório sem ter nenhuma outra perspectiva de trabalho, nem qual caminho trilharia, apenas sabia que eu ia começar a colocar meu sonho no mundo.

e qual era esse sonho? ser uma advogada diferente.

Diferente como?

Diferente como eu, que gosto de Disney, uso rosa, falo de Harry Potter, pratico yoga, assisto anime e amo falar sobre astrologia (no mundo jurídico as pessoas assumem muito a profissão como sua verdadeira essência, muitas vezes esquecendo que por trás da profissão sempre ter um ser humano). 

Enfim, contratei uma pessoa para tirar fotos profissionais e ganhei uma identidade visual bem fofa e fora do padrão advogado tradicional. Sério, ninguém olhava pra minha marca e falava “isso é de uma advogada” e foi por isso mesmo que eu AMEI.

essa foi a minha primeira foto de perfil no instagram!

Algumas pessoas próximas começaram a me contratar (inclusive um casal de amigos muito querido me contratou no dia 02/01/2020 pra fazer o registro da marca da empresa deles – JÁ COMECEI O ANO BEM IHIHI)

Em 2020 comecei a mostrar meu trabalho e conhecimento no instagram, mesmo com bastante vergonha no começo, e aos poucos fui me soltando e percebi que SEMPRE amei fazer isso: conversar e trocar experiências!

meu próprio caminho

Logo depois conquistei meus primeiros clientes, fiz amigos, comecei a trabalhar com pessoas que eu simplesmente admirava HÁ ANOS e vi que meu sonho era realidade.

As pessoas que me contratavam não queriam apenas serviços jurídicos, elas queriam o meu serviço justamente por eu ser diferente.

Como já dizia o pai da Mulan:

A flor que cresce na adversidade é a mais rara e bela de todas.

Mulan

percebi que quando somos fiéis ao que acreditamos, tudo fica mais fácil e as coisas fluem de um jeito diferente, pois começamos a atrair as pessoas certas (as não tão alinhadas brotam também, mas com o tempo aprendemos a dizer não quando nos deparamos com elas).

hoje

Hoje, trabalho em casa (sempre foi meu sonho trabalhar perto dos meus gatos e do meu marido), em um home office que foi recém-reformado e que é a minha Disney particular – minha amiga Dalila Marsola, arquiteta, criou o projeto mais incrível do mundo, colocou cores e espaços para colocarmos nossos action figures e infinitos livros – e meu marido, além de ser meu parceiro da vida, também é meu parceiro de trabalho e me apoia MUITO desde sempre.

Nessa foto estou com o Klebinho (o gatinho que mora no home office) – e no fundo dá pra ver alguns quadros que retratam muitas das minhas paixões – como animes, por exemplo! hehe

Há momentos na vida em que duvidamos das nossas escolhas, duvidamos de nós mesmos e até mesmo não entendemos o motivo de algumas coisas acontecerem…

Os desafios que surgem pelo caminho têm um propósito muito maior do que imaginamos, hoje eu sei disso.

nada é por acaso

O melhor e mais alinhado com a nossa jornada sempre acontece, não tem como fugir disso. Ao invés de tentar controlar o externo, transforme o interno e comece sua jornada para dentro de si.

o que você procura está procurando por você

RUMi

Também entendi que um curso não define quem eu sou ou como devo viver. Eu sou capaz de fazer minhas próprias escolhas e trilhar o caminho que faz mais sentido pra mim.

Espero que esse texto te inspire e ajude a confiar mais em você, pois acredite: se eu consegui, você também consegue.

Se quiser conversar comigo, vai ser um prazer trocar com você!


Mais posts outras publicações
internet não é terra de ninguém

internet não é terra de ninguém

dicas pra quem quer navegar com segurança

cuidados importantes que todo mundo precisa ter no mundo internético pinterest, google e instagram não são bancos de imagens! se gostou de algo que você viu, peça autorização ao autor para reproduzir e, se não é encontrar o autor: NÃO REPRODUZA! ah, e na hora de referenciar coloque O NOME/INSTAGRA...

ler mais
Página 1 de 2
12