Em  Por

O Essencial é o meu Extraordinário

A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial

O Essencial é o meu Extraordinário

Quantas vezes eu achei que não sabia o suficiente para poder fazer algo que queria? Procurei nos livros, cursos e em gurus a resposta que só eu tinha. Indicação de livros, músicas, filmes, séries… quantas vezes eu fiz isso porque meu coração pedia e era um transbordar de quem eu era. Eu esperei o reconhecimento. Esperei a valorização. Esperei o sucesso. Esperei as glórias. A fama. Mas nada disso veio.

Será que tem algo de errado comigo? Como eu poderia ser melhor? Como eu poderia ser diferente do que eu sou? Como eu poderia ser vista em um mundo em que poucos tem os holofotes?

Aos poucos minha luz foi se apagando. De tanto caminhar, de tanto procurar, a minha chama foi perdendo força. Eu fui esquecendo do que queria. De quem eu era. E doeu tanto…

Sad Lonely GIF by Pokémon - Find & Share on GIPHY

O Essencialismo apareceu pra mim em 2020 (ou foi 2021?) – no meio de uma pandemia que assustou o mundo e nos fez questionar se o amanhã chegaria para todos. Em um mundo de excessos, como discernimos o que é essencial? Não existe um rótulo que identifique cada coisa. Precisamos treinar, aprender e não desistir de encontrar o que faz sentido pra gente.

O Essencialismo é um livro escrito por Greg McKeown, que em pouco mais de 250 páginas promete te ajudar a fazer menos coisas inúteis e aprender a focar no que realmente importa: o essencial.

A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial

Lin Yutang 

Quem nunca disse sim a vários pedidos e depois se arrependeu que atire a primeira pedra! Já percebeu que quanto mais coisas você se compromete a fazer, menos qualidade elas têm? Isso acontece porque é impossível dar conta de tudo o tempo todo.

O ciclo de fazer cada vez mais coisas é viciante – porque ao passo que você não aguenta mais fazer tanto, você sente que não consegue fazer nada direito. E a forma de compensar e lidar com tudo isso é…? Aceitar mais coisas. Eu já fiz muito isso, meu Deus! É simplesmente exaustivo.

Think About It GIF by Identity - Find & Share on GIPHY

Já parou pra pensar que o simples motivo pra alguém te convidar ou pedir algo não significa que você tem a obrigação de aceitar?

Sei que parece óbvio, mas definitivamente não é.

Quando dizemos mais “não” para o outro, o que acontece? Sobra mais tempo e espaço pra nós. Já reparou que existem pessoas que estão sempre correndo e reclamando que não têm tempo pra nada? Chegam atrasadas e estão sempre atarefadas… estar perto delas pode ser até um desafio ou gatilho, porque muitas vezes elas podem tentar nos fazer acreditar que a forma delas é a única possível de viver.

Só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e dizer sim a todos é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa.

Quantas vezes você disse sim para algo que não queria só pra agradar ou porque essa virou a sua resposta automática para tudo? E como você se sentiu depois disso?

Eu já fiz tanto isso… e me senti com vergonha.

Vergonha de me colocar em situações que me machucavam e eram insustentáveis, mas era o único caminho que eu conhecia, então acabei repetindo esse padrão por muito tempo.

Stressed Over It GIF by HULU - Find & Share on GIPHY

É preciso ter muita coragem para eliminar o que não é essencial. É fazer menos coisas, porém, com mais qualidade. Menos porém melhorWeniger aber besser em alemão.

Já parou pra pensar que existem mais atividades e oportunidades no mundo do que TEMPO para investir nelas? O essencialismo não fala sobre fazer mais, trata de fazer as coisas certas. Ao investir em menos coisas, temos a experiência satisfatória de alcançar um avanço significativo no que realmente importa.

E se fosse possível aproveitar a jornada e não apenas o destino? Passamos muito mais tempo construindo e buscando a realização de nossos sonhos do que de fato vivendo eles. Uma viagem, por exemplo… sua festa de casamento ou até mesmo cursar uma faculdade.

Road Trip Journey GIF by CBS - Find & Share on GIPHY

O processo, a jornada leva muito mais tempo do que a realização daquele sonho objetivo em si. É loucura pensar que a felicidade é o pote de ouro no final do arco-íris- porque todos os passos até lá não podem ser uma parte desse tesouro?

Se não estabelecermos prioridades, alguém fará isso por nós. Será que todo mundo merece ser feliz menos você? Será que sacrificar o mais importante é o preço que você precisa pagar pra alcançar algum objetivo?

Quando tudo é importante, nada é importante.

Site offline

Entre em contato com a administração do mesmo.